terça-feira, 19 de agosto de 2008

Renault Logan e seus paradigmas.






Qual a intenção de elaborar um carro quadrado, reto e com desenhos estranhos em uma geração que prefere carros mais esportivos e arredondados (não tanto como o C3)?

Essa é a pergunta que muitos de nós fazemos quando vemos o Renault Logan andando pelas ruas e estradas deste Brasil afora. Um carro sem beleza, mal desenhado e que, assustadoramente agradou a milhares de pessoas que se disponibilizaram a comprar o automóvel. Segundo revistas especializadas no ramo automotivo, o carro oferece um bom espaço interno, como de um Toyota Corolla, um bom porta-malas, um motor 1.6 bem agradável, embora para alguns a versão 1.0 seja a pior motorização já feita desde o Uno Mille.

Tudo Bem. Temos alguns itens que agradam muito ao consumidor na hora da compra, e são itens vistos apenas em sedans de luxo como citado o Corolla ou o New Civic em um sedan de categoria média feito para a classe média desfilar em shoppings e escolas particulares. Porém, todo caso e, todavia, apenas itens de série agradam o consumidor? O fato de ter alguns itens que carros de luxo possuem basta para ser feliz? Onde fica a beleza exterior do carro?







Outro dia estava andando na rua e vi o antigo Fiat Tempra e um amigo comentou: “Puxa, seria o Logan o Tempra do século XXI?”. Confesso que achei estranho o comentário, mas depois de analisar bem os dois, eles possuem coisas em comum.

São sedans. De médio porte. Feitos para a classe média. Quadrados. Com um bom espaço interno. Boas vendagens. Trazidos de fora e depois fabricados nacionalmente.



Mas o Tempra não conseguiu manter o seu sucesso estrondoso que levou multidões a comprarem. Terá o Logan o mesmo futuro?

Basta esperar.


Thiago Gomes Rodrigues

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

207: Cuidado, ele pode te engolir.

Por Felipe E. Amaral


Esse seria o aviso que todos encontrariam no Manual do Peugeot 207, lançando no Brasil nesse mês de Agosto.


Apesar de se chamar 207, ele deveria receber o subtítulo : Brasil. Pois, como muitos podem notar, ele é apenas um 206 reestilizado, e não a mesma versão do 207 lançado na Europa.


Muitos são os fãs do 206, mas temos que ser sinceros, o carro é vendido no país desde 2001. E infelizmente, não houveram grandes mudanças na sua estética externa até hoje.


Cores novas, versões diferentes (seja de motor ou de acessórios) foram lançadas. E o 206 se fixou com boas vendagens no país.


Mas uma coisa pode ser observada: a evolução das bocas dos carros da Peugeot
206: uma boquinha com um bigode

307: um sorriso no carro

407: uma boca abrindo

207 Brasil: A boca e o sorriso.

Imagine você dirigindo numa estrada escura, sozinho. A pista está vazia, e de repente ligam-se os faróis atrás de você, a única coisa que dá para ver são dois olhos brilhantes e uma boca enorme se aproximando. Poderia ser um monstro, mas quando ele te ultrapassa pela esquerda você nota que era apenas o 207. Mas já é tarde demais, o desespero já tomou conta de você.

É um carro que tem um sorriso malévolo, um tanto psicótico, assustador e grande.Quem não teria medo desse carro? Simples, as pessoas que amam seu 206 mas gostam de ter novidades automobilísticas.

Fontes da internet dizem que no Salão do Automóvel de São Paulo será apresentado o modelo Sedan do 207. A questão que fica é: Será que vão aumentar mais um pouco essa boca ?

Quem sabe quando a Peugeot chegar no 707 a boca não tenha até mesmo uns dentes e uma língua desenhado.

Pessoalmente não gostei muito do Peugeot 207, vulgo Beiços da Angelina Jolie. Ele mantém o exterior muito semelhante ao 206, como mudanças nas laternas, mas isso não é o suficiente para descançarmos de um modelo que já está , visualmente, ultrapassado.

Se há algo para destacar é a continuação de seu bom estilo de motor, o que agrada a muitos. Seu interior foi alterado, mas sem mudar muito suas posições em relação ao 206.Um ponto interessante é que ele não subistuirá, por hora o seu irmãozinho.

Outra coisa que devo reclamar é do comercial de TV do carro. Lembra as vinhetas sem sentido da MTV, posso não ser inteligente para entender o sentido, mas fica mais assustador com o carro-sorriso andando por ele. Para quem não viu, o link abaixo


p>

Feito para pessoas que: Adoram o 206; Gostam de carros esportes mas não tão carros; Gostam da Angelina Jolie e queriam ter um carro com a boca dela.

Combina com: Jovens; Corajosos; que gostam de chamar atenção para o carro que estão dirigindo; pessoas com lábios grandes.

Avaliação Final: Eu tenho medo desse carro, agora se você ama um Peugeot, quer um amortecedor mais macil, e quer um modelo novo, fique feliz.Agora se você quer designs diferentes, coisas novas, então fuja, ou procure outro modelo da montadora francesa.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Notícias Sobre o Blog

Por Felipe E. Amaral

Apesar de ainda ser novo, estamos tentando divulgar nosso blog em diversos meios.
Com sorte conseguiremos criar um número fixo de leitores, o blog já está cadastrado no Google, assim as pesquisas já podem indicar o nosso blog.
Essa semana saíram os valores dos pacotes para o 25° Salão do Automóvel que ocorrera em São Paulo entre os dias 30 de Outubro e 09 de Novembro de 2008.
Os valores variam de 17 reais (antecipado e para menores de 12 anos) até 350 reais (pacote VIP com regalias).

E em primeira mão, anunciamos que eu e Thiago G. Rodrigues, estaremos durante dois dias no Salão do Automóvel fazendo a cobertura da maior festa automotiva da América Latina. Estaremos fazendo atualizações constantes com novas informações, lançamentos e notícias exclusivas, além de fotos e vídeos.

Adicionei no Blog um marcador de contagem regressiva.Isso facilita as nossas vidas e a dos leitores.

Que os preparativos começem.

:)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Carrocinha da Fiat




Por Thiago G. Rodrigues.

O Fiat Dobló é visto em diversas partes do país como um transporte de carga, comprado por logísticas, empresas de entregas e até mesmo pelos Correios. Tudo bem até ai nada de anormal, devido a seu design e espaço interno avantajado. Porém, todo caso e, todavia alguns engenheiros da marca italiana resolveram fazer uma brincadeira de mal-gosto e lançaram o Fiat Dobló para o transporte de seres humanos, famílias em geral, podendo comportar até sete pessoas em seu interior. Tudo bem, sabemos que carros destinados a famílias precisam ser grandes, de ótimo espaço interno e que tenha uma coisa que impressione a todos da família, além do conforto: a beleza.

Tocamos no ponto fraco deste carro, já que este adjetivo não é presente em sua forma. Um carro onde a dianteira é baixa e a traseira mais alta traz idéia daqueles gráficos de violência onde o inicio é la embaixo e nos tempos atuais se mantém lá em cima. A traseira tolamente reta lembra uma geladeira, as portas laterais lembram minivans escolares e seu interior lembra os antigos carros dos anos 60 onde quase tudo é quadrado, o que não atrai em uma época em que quase todos os carros adotaram fisionomias mais circulares (não como o Citroën C3).

Seu estranho desenho lembra também as antigas carrocinhas que circulavam pelas cidades aterrorizando os pobres cachorros abandonados, capturando estes e, segundo nossas avós, eram levados para o sacrifício e para a produção de sabão. Sua traseira facilita a locomoção de animais tanto altos como baixos, as portas laterais facilitam a entrada dos bichos e as janelas apertadas deixam um pequeno espaço para circulação de ar para os animais, já que para os seres humanos aquele espaço de janela só causa sensação de claustrofobia. Seu interior totalmente enlatado, que é essa a impressão que sente uma pessoa que anda no veículo, além da sensação de claustrofobia causa a sensação da Síndrome da Sardinha, que vive enlatada até seu destino.

Para aqueles que gostam de capturar cachorros do mato ou animais mais silvestres, a Fiat lançou a versão Adventure, com pneus maiores, detalhes off-road e um pneu(?) de estepe na parte traseira, assim como uma EcoSport, fabricado pela Ford.



Algumas reestilizações devem ser estudadas pelos executivos da Fiat, já que o carro permanece com a mesma “face” há alguns anos já, porém há aqueles que concordam com a avó que falava do cachorrinho que virava sabão que “ Pau que nasce torto nunca se endireita” ou em expressões atuais, o que já começou errado não tem mais conserto.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estilo com um Stilo

Por Felipe E.

"Novo Stilo 2009. Para você dirigir do jeito que a sua cabeça mandar."

Um ótimo slogan para um carro que oferece várias configurações, vários acessórios e opcionais que o encarecem muito.Mas que valem a pena se você gosta de embelezar o carro. E dirigir do jeito que quizer.

Lançado em 2002 no Brasil, mas com modelo 2003, o Fiat Stilo encantou a muitos, seja com seu Sky Window: o teto solar (com 5 vidros retrateis), o My Car Stilo (que permite regulagens personalizadas do carro), Viva-voz Bluetooth, comando de áudio no volante, etc. Muito opcionais podem deixar o carro próximo à 110 mil reais (montei no site um modelo que ficou 123.664,00 reais)


Chegou ao Brasil em 2006 o modelo com motor Total Flex, para a alegria de muitos brasileiros.Surigu recentemente a versão com câmbio Dualogic (de forma simples: tem o modo manual e automático).

Desde seu lançamento o Stilo foi um carro que me chamou a atenção, desbancava facilmente, em beleza, outros hatchbacks de outras montadoras. Suas "curvas retas" chamam a atenção, fugindo das "correntes futuristicas" que deixam os carros mais redondos e com curvas.O Stilo nos lembra facilmente de um antepassado, o Tipo que saiu das linhas produção em 97.

Parece um carro baixo, com linhas que saem da sua lateral frontal até sua traseira, na altura das maçanetas.Mas o que mais me chama a atenção é sua traseira.Normalmente não gosto de carros "sem bunda" mas esse parece ser a exata excessão da regra.Uma traseira "cortada"(mas não em um ângulo reto) cabe com seu estilo reto, o que combina também com suas lanternas traseiras retangulares ( apesar de parecerem simples, estas ficaram muito bem adaptadas ao modelo da Fiat).

É um carro que só tenho elogios a fazer, seja em seu interior (que possui um belo painel, e mais ainda se tiver outros opcionais), seu exterior com uma modelagem diferente.E ainda possui um dos grandes atrativos para o carro, a venda em cor Amarela (infelizmente apenas no modelo Sporting ou na edição especial Schumacher (só foram feitas 500 unidades)). Cores são coisas importantes, e acredito que tenham carros que se beneficiem de algumas cores (Vide o Prisma preto - que ajuda a disfarçar sua feíura), outras destroem o carro como o Fox Route Amarelo... mais um carro que me assuta (um rato gigante e amarelo...).

Todo seu design foi mais um ponto positivo para a montadora italiana que não anda decepcionando seus consumidores produzindo o Punto, Palio Weekend Adventure (novo modelo), a última versão do Palio, etc.

Feito para pessoas que: Gostam de ter algo que cause inveja nas pessoas; gostam de um carro com um painel bonito e vários opcionais; sonham em ter um teto-solar em um carro esporte.

Combina com: Jovens, adultos e até mesmo para os mais velhos (com tanto que não escolham cores extravagantes como vermelho, amarelo, etc.). Pessoas que tem Estilo.

Avaliação Final: Apesar de seu preço alto, que o distancia de alguns carros da mesma categoria, seu design arrojado agrada muito aos olhos, dá uma impressão de velocidade e se destaca em relação aos outros. Se procura um hatchback e é fã da Fiat, esse carro é feito para você. Aproveitem o lançamento do modelo 2009.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

C3- Redondamente estranho.

Por Thiago.

Uma bola com bico? Uma tartaruga com rodas? Um “Pokémon”? Não, não é nada disso.É apenas o Citroën C3 da sua vizinha mais gostosa estacionado na frente da sua casa,mais especificamente na entrada de sua garagem impossibilitando sua saída. O que fazer nesta situação? :

1- Pedir educadamente para que ela tire o carro, explicando o motivo de sua saída?
2- Ir a pé ou de ônibus para não incomodar a vizinha mais desejada do pedaço?
3- Abrir o seu portão enfurecido e dar ré no carro da vadia e mandando aquela bola com rodas para baixo da ladeira?

Claro que pela política da boa vizinhança, a grande maioria escolheria a opção número 1, para que não causasse mal estar entre os bons e velhos vizinhos. Uma pessoa mais tímida escolheria a opção 2, pois não teria coragem de falar com o espetáculo que mora ao lado com medo de levar um fora. Agora a opção 3, mais agressiva, seria escolhida por pessoas impacientes, que acham seus vizinhos folgados, que começou o dia muito mal derrubando café na camisa de trabalho e que acima de tudo concorda com muitos outros neste mundo afora: acha o Citroën C3 uma das coisas mais tenebrosas que o ser humano já pode inventar.

Nada contra a marca francesa, que em outros carros acerta no luxo e na graça de seus importados, todavia o carro agrada apenas a pessoas pequenas, que procuram um carro com feição futurísticas, visto em filmes como “De volta para o futuro”, com Michael J. Fox. Um carro que foge dos padrões dos carros vistos nas ruas brasileiras, com design arrojado e redondo, silencioso e discreto. Sim, pode-se dizer que ele tem todas essas características aplicadas em um bom preço, mas não agrada aqueles que olham “mais a estética do carro e não sua marca ou graça. Um carro redondo, bicudo, com uma “bunda” achatada e uma dianteira até que convincente. A impressão que este carro passa para aqueles que o acham feio é que, caso você bata em um pequeno acidente de trânsito do cotidiano, ele sairá rolando pelas ruas descontroladamente e fazer um “strike” nos carros em frente.Ou até mesmo pode virar de ponta cabeça e ficar como uma tartaruga, com as pernas para cima fazendo força para voltar ao normal.

Aqui não julgamos a mecânica, potencia e sequer os diversos elementos opcionais que o carro oferece, mas em uma básica pesquisa com proprietários do automóvel, pessoalmente e através de comunidades do Orkut (www.orkut.com) , descobrimos que muitos ficam felizes na aquisição desse automóvel, mas que depois de pouco tempo começaram a sofrer com barulhos irritantes, manutenção cara e constantes visitas a assistências técnicas autorizadas.Como já disse, não julgamos a parte mecânica do carro e sim a estética.

Voltando ao assunto, a bola com bico,(ops) Citroën C3 roda(ops de novo), anda livremente por varias cidades do país sempre girando(droga de novo), é , sempre buscando um público que goste de carros diferentes e de renome internacional, já que o modelo rola (opsss), grande parte deste mundo onde a marca francesa está presente.

PS: Lembrando que para aqueles que gostam de praticidade, existe o Citroën C3 X-TR, mais aventureiro e com uma alça pregada em seu teto, para carregar a bola com mais praticidade ou até mesmo joga-la como uma bola de boliche.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

C3: A bola da vez?

Por Felipe E.

Se o carro começasse na traseira e terminasse logo depois do painel teríamos uma bola motorizada. Uma imagem feia, certo? Mas tinha como piorar, e conseguiram: colocaram um bico no carro.

O C3 pode ter seus pontos positivos na mecânica, mas tenho que dizer que é um carro que quando não me assusta me faz rir.E como isso é definido? Simples, se ele tem as alças do modelo XTR eu rio, imaginando que dessa forma o carro consegue ficar mais redondo ainda (poderia ser o carro propaganda da Skol? - Desce redondo!) e logo rolaria com maior facilidade uma ladeira.

Agora quando vejo um C3 branco ou prata, sem insulfilm eu me assusto, não consigo não lembrar na “redondeza” do fusca.Mas tudo bem, tem pessoas que em pleno ano de 2008 ainda gostam de enaltecer características que nunca se viu depois em outro carro.



A frente do carro lembra o Fox
(o rato da Volkswagen) , a traseira possui uma laterna que podemos definir como exótica, um triângulo não pareceu bem adaptado a suas formas redondas.



Este é um carro que agrada o público feminino, visto que minhas críticas ao carro sempre foram contrariadas pelas mulheres que me ouviam.

Resumindo, as formas redondas do C3 agradam e desagradam, varia muito entre suas cores, suas diferentes versões. Gostaria de ressaltar uma curiosidade, a cor avermelhada de pintura leva o simpático nome de Rouge Lúcifer, tendo em conta que moramos no “maior pais católico do mundo” um carro que tem a cor do “diabo” não seria em vendido. Felizmente a maioria das pessoas não deve saber dessa informação, ou talvez algum pacto tenha sido firmado entre esse mundo e o inferior, o que explica o número alto de C3 que encontramos, com o perdão do trocadilho, “rodando” por aí.

Feito para pessoas que: Gostam de carros Citröen e querem um compacto que tenha uma boa revenda; muito mais para o interior do carro; não se importam com um porta-mala mediano; e não tem medo de rolar uma ladeira abaixo.

Combina com: Pessoas que gostam de carros com visual futurista; Gosta de chamar a atenção com coisas exóticas; Gostam da moda, mesmo que ela seja estranha; Mulheres, mães e jovens moderninhos. NÃO combina com tios, pais e avôs.

Avaliação Final: Pense bem antes de comprar, existem outros carros na mesma categoria que são muito mais bonitos.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Prisma: Um poliedro que anda!! Pt. 2

Por Felipe E.




"Um prisma é todo poliedro formado por uma face superior e uma face inferior paralelas e congruentes (também chamadas de bases) ligadas por arestas. "



Essa é a definição que a Enciclopédia livre, Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Prisma) dá sobre o prisma. Bem, como poliedro e não como carro. Mas se olharmos bem a imagem não fica difícil imaginar o carro homônimo.

Não consigo encontrá-lo na rua sem me assustar. Lançado no segundo semestre de 2006, tenho a impressão que suas vendas começaram a despontar apenas nos últimos semestres.Às vezes tenho a impressão de estar sendo seguido por esses "poliedros". É estranho chamá-lo de sedan quando temos na mesma categoria outras marcas que honram essa classe.

Podemos dizer que o Prisma é um filho ilegítimo de uma Celta com um Classic. O resultado é esse...
Mas essa cria não foi bem aceita pelos taxistas (em sua maioria, fãs do Classic), e muito menos pelos donos de Celtas.

Coube à quem comprá-lo então ?

Sempre que penso em um Prisma sendo montado imagino um Celta pronto sendo colocado perto de um micro buraco negro, então alguém dentro do carro acelera o máximo que pode e assim estica sua parte traseira.

Olhando o site da Chevrolet, mais especificadamente o do Prisma, logo vemos que a única coisa que é valorizada é sua "bunda". E concordo com o Thiago, quando ele fala sobre essa preocupação em guardar mais malas.

O slogan também é bem direto : "Seu Primeiro Grande Carro". Com sorte ele pode ser o seu primeiro por pouco tempo.Logo percebe-se a intenção de tratá-lo como um carro passageiro.

Como de praxe há a versão Joy (ou pelada) ou Maxx (semi-nua). Mas na prática o trabalho interno do carro não sofre grandes alterações, o que garante a simplicidade em ambas as versões. Quando digo simplicidade falo sobre falta de bons acabamentos, o carro não é só exterior.

Com "olhos" de embriagado, suas laternas traseiras vão na contramão da lei seca, e isso não ajuda na sua aparência final.

A tampa do porta-malas lembra a do Vectra, porém menor, o que causa um certo mal-estar visual.

Fico com a impressão de que não foi uma boa adaptação de um Hatch popular para Sedan, o que difere (na minha opinião) do Palio para o Siena(novo modelo), da Fiat.

No final ainda me assusto com Prismas na rua, na pista ou estacionados.Ele continua feio do mesmo modo (alguns carros ficam bonitos em diferentes contextos sim).

Um ponto positivo do Chevrolet Primas ? Bem, ele é concorrente direto com o Renault Logan (que será comentado futuramente). E pode ser preto (o que minimiza o estrago).

Se você procura um carro que ninguém repara a não ser aqueles que o acham feio, então esse carro é feito para você.

Infelizmente não foi uma criação brasileira que mereça destaque.

Feitos para pessoas que: Amam seu Celta e só tinham uma reclamação: porta-malas. Do resto corram para outros modelos de Sedan.

Combina com: Pessoas que tem o Chevrolet Classic (e gostam) mas querem um carro mais novo; Pessoas que gostam de combinações estranhas; Tios que gostam de sedans simples.

Avaliação Final: FUJA!

.

.

Fotos: Divulgação

Prisma: um poliedro que anda!!




O Chevrolet Prisma, derivado do Celta, impressiona quando aparece nas ruas e propagandas.Não por seus atributos, e sim pela feiúra. Seu acabamento "mal acabado" deixa exposto o que os engenheiros da Chevrolet fazem quando estão mal-humorados. Sua frente estreita proporciona uma visão "menor"do motor que já não é muita coisa. Sua lateral que lembra mais os antigos carros russos "inquebráveis" também causam certo espanto quando visto em pistas e semáforos. A lanterna traseira em forma de esfiha foi outra idéia extremamente estranha desenvolvida para esse carro, que por olhares mais criticos gera muitas perguntas : Por que lançar um carro popular ,que já é pequeno com um porta-malas grande? Não vale investir mais no conforto interno do que se importar com o número de malas que você carrega? Ou deixarei que os "malas" sofram no espaço interno?
Nem em sua versão mais completa,cheia de fru-fru o carro consegue ser bonitinho(que na boca do povo, é um feio arrumadinho).
O que nos resta saber agora é se a Chevrolet irá reestilizar o Prisma, para melhor ,por que para pior é impossível.